O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 que vai acontecer em Mossoró (RN), nos dias 3 a 5 de dezembro, é composto de 13 eixos temáticos, voltado para o debate de temas relevantes, tais como: a água e seu aproveitamento no semiárido, educação, segurança jurídica e fundiária, turismo, meio ambiente, recursos minerais, resíduos sólidos, tecnologia e inovação, transporte e logística, entre outros, reunindo agentes públicos, empresas e a sociedade.
Juntos, irão apresentar os problemas e as soluções, para compor um novo Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS). Todas as proposições e contribuições serão compiladas e levadas a plenária para compor a discussão presencial em Mossoró/RN.
Nas oficinas presenciais, será elaborado um documento final indicando as políticas e projetos prioritários para cada eixo temático, que será o alicerce do Projeto de Lei de Desenvolvimento do Semiárido a ser elaborado e tramitado no Congresso Nacional sob a coordenação da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido.
Um evento interativo. Onde todos podem participar de onde estiver. O website contém grupos de discussão e proposição com livre participação e oportunidade de lançar suas ideias, indicar problemas e propostas sobre os temas prioritários, e até propor projetos ou políticas públicas que agreguem e contribuam para o desenvolvimento da região
Programação
A programação do evento conta com a participação de autoridades e especialistas, dentre elas, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, que marcará presença na abertura do Fórum.
O desenvolvimento do Plabo de Desenvolvimento do Semiárido( PDS) está em curso e, com a sua implementação, estima-se que um milhão de hectares poderá se beneficiar com a produção irrigada e alta tecnologia, principalmente com a ampliação de fruticultura irrigada, que pode gerar anualmente um valor bruto de R$ 70 bilhões, injetando cerca de R$ 10,5 bilhões em impostos e pelo menos três milhões de empregos diretos. Se agregar alta tecnologia e grandes indústrias, a flutuação de mão de obra pode ser ainda maior.
Feira de Exposição
Além do Fórum, o evento oferece um pavilhão com Feira de Exposição aberto ao público seguindo os protocolos de segurança devido a pandemia causada pela Covid-19. O espaço terá apresentação de tecnologias de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos, produção eólica e solar, produção agrícola em ambiente protegido, dessalinização, serviços e produtos ligados ao desenvolvimento do semiárido e shows culturais. Portal WSCOM