O professor acadêmico Francisco de Sales Gaudêncio, tomou posse hoje, remotamente, como membro efetivo da Academia Maranhense de Cultura Jurídica Social e Política (AMPJSP). Ocupando a cadeira número 12 da instituição, que tem como patrono, Raimundo da Mota de Azevedo Corrêa.
Por conta da pandemia, a diretoria da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política decidiu realizar a cerimônia utilizando tecnologia e garantindo a segurança de todos os membros e familiares.
Na ocasião, os 40 confrades e confreiras que compõem a Academia fizeram a aposição do colar acadêmico o qual contém os símbolos da nova entidade e, em alto relevo, no verso, a imagem do patrono Gonçalves Dias.
João Batista Ericeira, presidente da AMCJSP, declarou que a solenidade comemora a busca pelo conhecimento e pela ciência: “Buscamos a pesquisa e o conhecimento sem nenhuma pretensão de ser superior a ninguém”, enfatizou.
Sales Gaudêncio é professor Doutor do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Já ocupou duas vezes o cargo de Secretário de Estado da Educação e Cultura da Paraíba, e também presidiu a Fundação Espaço Cultural.
O professor Francisco coroou sua trajetória de contribuição intelectual ao Estado em 2010, quando se tornou um “imortal” da Academia Paraibana de Letras, onde ocupa a cadeira de nº 11, cujo patrono é Irineu Joffily.