O Botafogo-PB entrou em campo pressionado pelo resultado positivo para tentar manter vivo o sonho do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (31), e conseguiu vencer o Paysandu-PA pelo placar de 1 a 0, no estádio Almeidão, em João Pessoa. O gol da vitória do Belo foi marcado pelo atacante Éderson, no segundo tempo da partida.
O resultado garantiu a entrada do Botafogo-PB na zona de classificação, na segunda posição do Grupo C. Agora, o Belo depende apenas de seus resultados para conseguir avançar de série no Brasileirão. A derrota custou a eliminação do Paysandu, que não tem mais chances de subir à segunda divisão.
O jogo
Tanto Paysandu como Botafogo entraram em campo com chances de acesso. Porém, somente o Botafogo quis jogar bola no primeiro tempo. A equipe paraibana fez valer o mando de campo e pressionou o Paysandu durante toda a primeira etapa. A primeira chance de gol foi com o experiente Marcos Aurélio. Aos 22 minutos, ele recebeu a bola na entrada da área, ajeitou e bateu para o gol. A bola ainda desviou na zaga bicolor antes de Victor Souza fazer a defesa.
Três minutos depois, mais uma chegada do Belo. Tsunami levantou bola da esquerda e Sávio apareceu na segunda trave para desviar. Por sorte, a bola se perdeu pela linha de fundo. Por sua vez, o Paysandu não conseguiu dar trabalho ao goleiro Felipe na primeira etapa.
Na volta do intervalo, o Botafogo seguiu amassando o Paysandu em busca do primeiro gol. Porém, apesar do domínio, o Belo não conseguia chegar com tanto perigo ao gol defendido por Victor Souza. Já o Paysandu, manteve o nervosismo e a marcha lenta do primeiro tempo, não conseguindo ter o controle da bola por mais de dois minutos.
A primeira grande chance do Botafogo na segunda etapa aconteceu aos 30 minutos. Em cobrança de falta lateral, o zagueiro Fred soltou a bomba e obrigou o goleiro Victor Souza a fazer a defesa. Em seguida, veio a resposta – e primeira chance no jogo – do Papão. Laércio fez jogada individual, “escondeu” a bola e tocou para Ruy. O meio-campista bicolor avançou e soltou a bomba de fora da área. Felipe se esticou e fez a defesa.
Aos 35 minutos, o Botafogo conseguiu o primeiro gol! Luan Lúcio fez boa jogada individual pela direita e bateu cruzado para Éderson. Na pequena área, o camisa 9 do Belo só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol: Botafogo 1 a 0.
Aos 40 minutos, o Botafogo ampliou o placar com Whelton. Mas a arbitragem anulou o gol pegando a posição irregular do atacante. E ficou nisso: Botafogo 1, Paysandu zero!
Eliminado
Com o resultado, o Paysandu está fora da briga pelo acesso no Grupo C. Com apenas três pontos conquistados, o Papão vai seguir mais um ano – o quarto seguido – no Brasileirão da Série C. Na próxima rodada, no dia 6 de novembro, a equipe bicolor vai cumprir tabela contra o Criciúma, que vai precisar de uma vitória para garantir a segunda vaga da chave na Série B de 2022. A partida vai acontecer no Estádio Banpará Curuzu às 17h.
Já o Botafogo entrou na zona de acesso ao chegar aos oito pontos. O Belo vai precisar de apenas um empate – caso o Criciúma não vença o Paysandu – com o Ituano, no próximo sábado, 6 de novembro, às 17h, em Itu, para retornar à Série B do Brasileirão.
Ficha técnica
Botafogo-PB x Paysandu
5ª rodada do quadrangular de acesso da Série C
Local: Estádio Almeidão
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Quarto árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Gols: Ederson 33/2T (BOT)
Cartões amarelos: Esquerdinha (BOT) Ratinho e Diego Matos (PAY)
Cartões vermelhos: não houve
Botafogo-PB: Felipe; Sávio, William Machado, Fred (Juninho), Tsunami; Pablo, Tinga, Cleyton e Marcos Aurélio (Esquerdinha); Welton Felipe (Amaral) e Juba (Ederson). Técnico: Gerson Gusmão.
Paysandu: Victor Souza; Leandro Silva, Perema, Denilson e Diego Matos; Paulo Roberto (Bruno Paulista), Marino e Ratinho; Marlon (Laércio), Robinho e Grampola. Técnico Wilton Bezerra.