Dez trechos de praias estão impróprios para banho no litoral da Paraíba

Dez trechos de praias estão impróprios para banho no litoral da Paraíba

Relatório da Sudema aponta contaminação em praias de João Pessoa e Pitimbu; banhistas devem evitar locais para prevenir doenças.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que dez trechos de praias no litoral da Paraíba estão impróprios para banho até a próxima sexta-feira (28). O relatório foi baseado em análises realizadas entre os dias 17 e 19 de junho, que identificaram a presença de poluentes, como esgoto doméstico, nas águas dessas praias.

Em João Pessoa, seis pontos estão contaminados: Bessa (em frente à desembocadura do Maceió do Bessa), Manaíra (em frente ao número 315 da Avenida João Maurício), Seixas (no final da Avenida das Falésias), Penha (em frente à desembocadura do Rio do Cabelo e do Rio Aratu), e Arraial (em frente à desembocadura do Rio Cuiá).

No município de Pitimbu, foram identificados quatro pontos impróprios: Pitimbu (no final da Rua da Paz), Maceió (em frente à desembocadura do Riacho Velho), Azul (em frente às galerias de águas pluviais) e Acaú/Pontinha (em frente à desembocadura do Rio Goiana).

A Sudema alerta que o contato com a água contaminada pode causar diversos problemas de saúde, como enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça, febre, e infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em casos mais graves, podem ocorrer hepatite A, cólera e febre tifoide.

Os banhistas são aconselhados a evitar esses locais para prevenir doenças e garantir a segurança durante o período de monitoramento.

Compartilhe