Paraíba registra maior média de mudança de declaração racial por candidatos que disputarão as eleições deste ano

Paraíba registra maior média de mudança de declaração racial por candidatos que disputarão as eleições deste ano

Dentre as eleições de 2020 e 2024 a Paraíba foi o estado que registrou o maior número de mudança de autodeclaração de cor e raça dos candidatos. Conforme levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo e divulgado no último domingo (18) 32,4% dos candidatos paraibanos mudaram a cor nos seus registros, acima da média nacional de 24%.  

Dos 10.078 candidatos registrados na Paraíba para as eleições de outubro, 3,26 mil alteraram sua declaração de cor/raça no sistema ao registrarem suas novas candidaturas. O número de candidatos que se identificaram como bancos e agora se autodeclaram pardos foi responsável pela maioria das mudanças. 

Alguns desses candidatos que se autodeclararam brancos e agora se apresentaram como pardos para este pleito são o candidato à Prefeitura de João Pessoa, Camilo Duarte (PCO), o candidato à Prefeitura de Campina Grande André Ribeiro (PDT) e o candidato a vice-prefeito de João Pessoa Sérgio Queiroz (NOVO).  

O deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) fez o caminho inverso. Em 2020 declarou ser pardo e nas eleições deste ano afirmou ser branco. 

Compartilhe