Alumia articula rede com Amidi e Secitec para enfrentar desinformação na Paraíba

Alumia articula rede com Amidi e Secitec para enfrentar desinformação na Paraíba

As informações falsas que circulam no ambiente digital têm preocupado o mundo inteiro. Na Paraíba, o Alumia vem se consolidando como a principal referência no Estado no combate à desinformação, com o apoio das entidades na área da comunicação e das instituições públicas.

Nesta terça-feira (8), o Alumia realizou reunião com a Associação de Mídias Digitais da Paraíba (Amidi/PB) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec) para discutir ações e ampliar as parcerias para enfrentar as fakes news e conteúdos desinformativos por meio de checagem de fatos, educação midiática e pesquisas.                             Estiveram presentes, na reunião desta terça-feira, o presidente da Amidi, Heron Cid, o vice-presidente da entidade, Walter Santos, os professores Dinarte Varela, Sandra Moura e Emília Barreto, coordenadores do Alumia, o professor David Fernandes, representando a Secitec.

Para a próxima semana, já está programada uma nova reunião. Desta vez, o encontro será com a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para apresentar as ações do Alumia e fortalecer o compromisso da instituição no enfrentamento à desinformação que tem sido apontada por instituições, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das principais ameaças à saúde global. A indústria das fakes news tem causado prejuízos à política, à educação, à cultura e, sobretudo, à democracia.

O Alumia é um laboratório de combate à desinformação fruto de edital de concorrência pública, com apoio da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP), e abriga, na UFPB, jornalistas, pesquisadores e estudantes das mais diversas áreas.

Compartilhe