João Pessoa garante credencial gratuita de estacionamento para pessoas com fibromialgia

João Pessoa garante credencial gratuita de estacionamento para pessoas com fibromialgia

Em alusão ao mês de conscientização da síndrome, Semob-JP reforça serviço que beneficia também idosos, pessoas com deficiência, TEA e Síndrome de Down com validade nacional e processo simplificado de solicitação.

Neste mês de maio, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, síndrome clínica que provoca dores musculares generalizadas e persistentes. Com isso, esse grupo prioritário enfrenta muitas dificuldades no dia a dia. No entanto, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realiza um serviço que dá mais comodidade a esse público, que é a emissão gratuita das credenciais de estacionamento nas vagas especiais, que tem validade nos estabelecimentos em todo o território nacional. Ao longo de 2024, foram emitidas 174 credenciais e, em 2025, foram 45.

O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Marcílio do HBE, falou da importância que o documento tem para facilitar o deslocamento das pessoas. “O documento representa um avanço importante no cuidado das pessoas acometidas por essas doenças crônicas, que afetam diretamente o bem-estar físico e emocional. A credencial tem validade de três anos e pode ser utilizada em qualquer veículo em que o condutor ou o conduzido seja do grupo prioritário”, explicou.                                                                                                                                                                                    Outros grupos prioritários – Além das pessoas com fibromialgia, pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down também têm o direito ao documento e precisam apresentar um laudo médico. Para pessoas com deficiência e fibromialgia, o laudo médico deverá ser emitido com validade de até 120 dias. Com isso, o cidadão deve preencher o formulário e anexar foto, documento oficial com foto e comprovante de residência de João Pessoa, expedido com até 90 dias. Idosos não precisam apresentar laudo médico.

Como adquirir a credencial – A Semob-JP disponibiliza o atendimento presencial nos seguintes endereços: sede da Semob-JP, no bairro do Cristo Redentor (3213-7192); posto da Semob-JP na Casa da Cidadania de Jaguaribe (98760-2191) e posto da Semob-JP na Casa da Cidadania do Shopping Manaíra (98645-8766). Além disso, o cidadão pode preencher o formulário disponível no endereço eletrônico da Semob-JP: portal.semobjp.pb.gov.br.

João Pessoa na Palma da Mão – Outra forma de solicitar a credencial é por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, realizando o pedido e anexando os documentos necessários para a emissão, de uma maneira simples e eficiente. É só baixar o aplicativo que está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

Dia nacional – A data 12 de maio, instituída pela Lei Federal nº 14.233/2021, é um marco importante na luta por mais visibilidade, respeito e acolhimento às pessoas que convivem com a fibromialgia, uma síndrome crônica que afeta milhões de brasileiros com sintomas muitas vezes invisíveis, mas profundamente incapacitantes.

Compartilhe