O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou durante entrevista nesta terça-feira (14), que a Paraíba estará recebendo até o próximo sábado (18) 110.250 mil doses de vacinas contra à Covid-19 e com isso será regularizado a situação da vacinação quanto a segunda dose em toda a Paraíba.
Durante entrevista ao Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, o secretário apontou o atraso e a modificação do cronograma de entrega dos imunizantes por parte do Governo Federal como o principal responsável pela interrupção do processo de aplicação em cidades como João Pessoa e Campina Grande.
“Isso é um reflexo da escassez de vacinas no país inteiro em decorrência do cronograma do Ministério da Saúde que foi modificado várias vezes. A projeção de recebimento de doses havia sido bem maior no mês de abril e infelizmente houve uma diminuição de praticamente 50%”, afirmou o secretário.
Geraldo Medeiros destacou ainda que a procura de vacinas por pessoas que vem de municípios menores optando por cidades com processo de vacinação adiantado como um outro fator responsável pelo desabastecimento. Ele lembrou, porém, que a prática não é ilegal.
“Do ponto de vista do Plano Nacional de Imunização não há preferência de local do munícipe. Todas as pessoas que procuram os locais, sendo dentro do grupo prioritário, elas podem ser vacinadas naquele local, independentemente de ser João Pessoa ou não, por exemplo. É esse o conceito geral”, explicou o secretário de Saúde.
Edney Oliveira/Redação